Ao alto e avante o/

Orca - A lenda dos mares: uma joia do RPG Maker

Na época que eu participava dos fóruns de criação de jogos (coisa que fazia por diversão), tive a oportunidade de acompanhar vários prodígios que surgiram, e ver até mesmo o lançamento de franquias de RPG Maker. Nem todos os criadores da década passada continuam na ativa até hoje, mas sem dúvida muitos jogos ficaram marcados.

Hoje falo aqui sobre um desses jogos que mostram o que uma pessoa com criatividade e capacidade pode extrair do RPG Maker: Orca - A lenda dos mares.

Orca foi lançado em 2009 por Matt RvdR (antes de Orca ele tinha feito Angellus - Asas do anoitecer, um outro jogo sobre o qual vamos falar em breve) e foi recebido com bons olhos pela comunidade maker em geral. Com um enredo bem elaborado, sprites bem trabalhados, trilha sonora combinando e muito capricho, estava claro que aparecia ali um dos destaques da chamada Era de Ouro do RPG Maker no Brasil.

A história começa com uma lenda, dizendo que em um mundo feito somente de água, um único ser vivo existia, vagando sozinho em busca de companhia. O nome desse ser era Orca. Uma baleia branca com poderes mágicos, que usou seus poderes para criar ilhas e seres que habitariam esses pedaços de terra. Orca também deu a esses seres o poder de criar, e após isso se pôs a dormir, até que o mundo precisasse dela novamente. A partir de então o mundo começou a viver em paz. Ou quase isso.

O jogo é protagonizado por dois jovens nativos da ilha 'La Whale: Neil, uma garota sonhadora, e seu amigo desastrado Beez. Ambos tinham uma rotina pacata até se encontrarem com o pirata Keys, que acredita poder acordar a grande Orca.

É aí que começa uma jornada cheia de aventura. Em Orca o clima de exploração é predominante. Mas é importante que eu lembre que esse clima de exploração não torna o jogo entediante. Muitas vezes me lembrou dos jogos com os quais tive contato no SNES, alguns onde a exploração era intensa e o clima de descoberta deixava tudo melhor ainda.

A jogabilidade segue um padrão do RPG Maker, e o sistema de batalha também. As vezes o jogador pode achar que as batalhas em determinados pontos podem quebrar o clima mas, na opinião deste que vos escreve, elas encaixam perfeitamente na aventura.

No mais, Orca é uma das joias do RPG Maker. Uma verdadeira obra que deve ser apreciada sem moderação. O download do instalador pode ser feito aqui. E para rodar o jogo é necessário também instalar o RTP do RMVX (que pode ser baixado aqui) e a fonte CHUBBY, utilizada no jogo (ela está dentro do zip do jogo, na pasta Fonts). Abaixo você confere um vídeo do gameplay: